segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A citologia aspirativa

Nunca tinha feito antes este exame, mas quando ouvimos o nome "citologia aspirativa" sabemos logo que não deve vir dali coisa boa. Mas eu estava por tudo. O que interessava mesmo era o resultado final.

Camada de nervos. O exame começa. Introduzem uma agulha na zona a analisar e retiram algo que depois é analisado.

Primeiro comentário do médico, enquanto retira as amostras: - Humm, parece ser apenas tecido inflamatório. E toda eu sou felicidade. Ah e tal, afinal não passou tudo de um susto, pensei eu naqueles segundos. Segundo comentário do médico, já bastante sério: - Humm, afinal já não parece apenas tecido inflamatório. Ao que eu pergunto: - Então o que parece? E o médico responde: - Só depois de bem analisado saberemos. E eu percebo que há algo de errado comigo.

Saí do exame de rastos. Sofri muito muito nesse dia. Saber que ia passar por tudo novamente, com tudo o que isso implicaria, não estava a ser fácil de digerir. Só me restava rezar, enquanto aguardava pelo resultado do exame, para que tudo não passasse novamente de um susto.

1 comentário:

Sara disse...

Afinal não é só a mim que me atiram destas pérolas!
O meu médico, ainda antes de eu fazer a citologia aspirativa disse "este exame não traz certeza nenhuma, pode dar benigno e ser maligno ou vice-versa". Deixam-nos à beira de um ataque de nervos, é o que é.

Beijinhos,

Sara C.